Luiza de Paula Terapia Holística

Terapeuta Holística CRT 45654

Reiki


Energia Vital

REIKI TERAPIA

Todos Juntos Podemos Fazer A Diferença Pela Cura Planetária. Para O Bem Comum Da Humanidade Vamos Colocar As Mãos No Mundo!

 

Reiki é a energia natural, harmônica e essencial a todos os seres. É a Energia Vital (Ki), direcionada e mantida pela Sabedoria Universal (Rei). Reiki não é religião, mas também não é apenas uma técnica a mais de harmonização e energização, na qual se aprende posições de contato com as mãos e como utilizá-las de forma correta e pronto: “Faço Reiki”.

Rei significa universal, e Ki é a energia vital que a tudo anima. Ki é conhecido pelos Cristãos como Luz, pelos hindus como Prana, pelos kahunas como Mana e pelos chineses como Chi. É também chamada de Bioenergia ou de Energia Cósmica. No sistema Usui de Reiki, a energia curativa é conduzida pela imposição das mãos de forma espontânea e descontraída. A imposição é realizada no próprio corpo ou em algum outro ser vivo como plantas e animais.

Reiki ajuda a equilibrar o corpo e a mente e atua em todos os níveis: Físico, emocional, mental e espiritual. O Reiki incentiva a auto-cura, fortalece o corpo e o espírito, libera bloqueios, desintoxica, equilibra os chakras (centros de energia), harmoniza o indivíduo e não cessa nunca de fluir, em quantidades ilimitadas. Por meio do uso de Reiki a pessoa se transforma e experimenta um grande crescimento espiritual. O uso do Reiki não tem nenhuma contra-indicação para aquele que recebe ou para aquele que o aplica. Este não terá sua energia comprometida no processo pois a pessoa funciona como um canal por onde o fluxo correrá livre e intensamente, ficando ambos energizados ao final da aplicação. Essa é uma diferença fundamental do Reiki para outros sistemas de cura pelas mãos, onde ao final de uma sessão o doador está quase sempre exausto e esvaziado, necessitando ser recarregado para manter sua vitalidade.

Muito mais do que isso, Reiki é uma postura e uma filosofia de vida, na qual se deve incorporar e viver os princípios e os passos dados por seu precursor, Mikao Usui. Não como uma forma inquestionável de fazer coisas, mas como um modelo de caminho que pode ser seguido.

Conhecido entre os reikianos, mas esquecidos no nosso dia-a-dia, os princípios do Reiki nos trazem preceitos elevados a serem seguidos e que remetem a uma modificação em nossa alma, passo a passo, mas definitiva. Cada um dos princípios é uma frase simples que podemos escolher para trabalhar. Pode ser por um dia, por alguns dias ou por tempo indeterminado, até que o aspecto negativo que tenhamos dentro de nós seja modificado e transformado em positivo.

O ideal é trabalharmos cada um deles e quando todos já estiverem internalizados e aprendidos, os sigamos, todos, no nosso dia-a-dia.

 

 Os fundamentos do REIKI – Os Cinco Princípios…                                                                                                               

1 – Só por hoje não se irrite

Quando trabalhamos esse princípio, aprendemos a lidar com as mágoas, ressentimentos e raivas que se alojam em nós e envenenam nosso ser. Quando estamos entregues aos excessos e caprichos do ego e suas disputas, nos abalamos por pouco. Ao evitar a irritação, nos libertamos das nossas sombras, do medo e aceitamos a nós e aos outros.

2 – Só por hoje não se preocupe.

Esse princípio ensina a desfazer os laços com os conceitos de dor e angústia. Devagar, podemos dar o tempo certo para cada pessoa e para cada situação que precisamos enfrentar na vida. Assim, torna-se possível romper com ansiedade e, pouco a pouco, abrir mão do controle (das situações, dos outros e de nós mesmos).

3 – Só por hoje agradeço as bênçãos, respeite seus pais, mestres e os mais idosos.

Esta afirmação nos remete ao respeito pela vida e pela experiência de cada um. Com ela, trabalhamos a nossa pretensão, o nosso orgulho, e nos colocamos no devido lugar de aprendizes da vida.

4 – Só por hoje trabalhe e ganhe sua vida honestamente.

A necessidade de sermos honestos em primeiro lugar conosco, é lembrada nesse princípio. Trabalhando essa afirmação paramos de olhar e nos comparar com os outros. Passamos a olhar com carinho para nós mesmos, para o nosso trabalho, para o nosso aprendizado e, finalmente, para o nosso caminho.

5 – Só por hoje serei gentil e amável com todos os seres vivos.

Quantas vezes por dia nos lembramos de agradecer e apreciar as coisas que estão a nossa volta? Os alimentos e a água, imprescindíveis para nossa sobrevivência. O ar que respiramos e que contém elementos vitais. Isto tudo sem citar todos os animais que nos ajudam e interagem conosco, além das pessoas, que são o impulso para o aprendizado e evolução… Esse princípio fala de respeito à vida!

Praticar esses princípios diariamente é muito mais do que aplicar ou receber uma energização. Isto é vivenciar Reiki, é praticar o bem-viver.

                  

Comments are closed.